Entenda como essa prática pode diminuir o trabalho e reduzir os gastos da sua loja virtual!
Dropshipping é um modelo de negócio utilizado por diversas lojas virtuais que consiste no vendedor servir como um intermediário entre o consumidor e o fornecedor. Ou seja, nesse modelo a loja recebe o pedido, realiza o atendimento, administra o pagamento e solicita o produto ao fornecedor, que faz a preparação e a entrega do produto ao consumidor.
Para quem é recomendado o dropshipping?
O dropshipping é ótimo para aqueles que desejam iniciar uma loja virtual mas não possuem capital ou condições para estocar produtos. Isso se deve ao fato de que o vendedor não terá o trabalho de embalar ou lidar com questões do envio das compras, já que é algo que cabe ao fornecedor.
Quais as vantagens?
Para quem está iniciando os empreendimentos na internet, o dropshipping apresenta diversas vantagens, sendo algumas delas:
- Não há necessidade de investir em estoques;
- Gastos que seriam feitos com estocagem e envio podem se redirecionar para outros investimentos;
- Otimização do tempo;
- Logística (trabalhar com fornecedores que facilitem a entrega para diversas regiões);
- Possibilidade de testar diversos nichos de mercado com um baixo custo;
Como implementar o dropshipping no seu negócio
Para usufruir de todas essas vantagens, é essencial saber que dropshipping requer um bom planejamento, para avaliar questões como finanças, nicho de mercado, preços e fornecedores.
A fim de escolher o melhor fornecedor, devem ser realizadas pesquisas para analisar a logística, de modo a escolher aquilo que satisfará o consumidor.
Após essa escolha, os produtos devem ser anunciados na loja virtual de acordo com o estoque disponível, que deve ser constantemente atualizado através de uma comunicação assertiva com os fornecedores para que não haja problemas durante o envio.
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Conclusão
Por fim, pode-se concluir que o modelo de dropshipping é adequado para empresas que estejam iniciando no comércio on-line, de forma a facilitar questões de logística e possibilitar uma redução do trabalho e dos gastos, que podem ser redirecionados para investimentos em outras áreas do negócio. Dessa forma, com a estruturação de um bom planejamento, esse modelo torna-se viável com um baixo custo de implementação.