Post: O que é dropshipping e quais as vantagens?

Entenda como essa prática pode diminuir o trabalho e reduzir os gastos da sua loja virtual!

Dropshipping é um modelo de negócio utilizado por diversas lojas virtuais que consiste no vendedor servir como um intermediário entre o consumidor e o fornecedor. Ou seja, nesse modelo a loja recebe o pedido, realiza o atendimento, administra o pagamento e solicita o produto ao fornecedor, que faz a preparação e a entrega do produto ao consumidor.

Para quem é recomendado o dropshipping?

O dropshipping é ótimo para aqueles que desejam iniciar uma loja virtual mas não possuem capital ou condições para estocar produtos. Isso se deve ao fato de que o vendedor não terá o trabalho de embalar ou lidar com questões do envio das compras, já que é algo que cabe ao fornecedor. 

Quais as vantagens?

Para quem está iniciando os empreendimentos na internet, o dropshipping apresenta diversas vantagens, sendo algumas delas:

  • Não há necessidade de investir em estoques;
  • Gastos que seriam feitos com estocagem e envio podem se redirecionar para outros investimentos;
  • Otimização do tempo;
  • Logística (trabalhar com fornecedores que facilitem a entrega para diversas regiões);
  • Possibilidade de testar diversos nichos de mercado com um baixo custo;

Como implementar o dropshipping no seu negócio

Para usufruir de todas essas vantagens, é essencial saber que dropshipping requer um bom planejamento, para avaliar questões como finanças, nicho de mercado, preços e fornecedores

A fim de escolher o melhor fornecedor, devem ser realizadas pesquisas para analisar a logística, de modo a escolher aquilo que satisfará o consumidor

Após essa escolha, os produtos devem ser anunciados na loja virtual de acordo com o estoque disponível, que deve ser constantemente atualizado através de uma comunicação assertiva com os fornecedores para que não haja problemas durante o envio. 

Leia também: Tudo sobre a Saúde Financeira do seu negócio – Planilha de Fluxo de caixa gratuita.

Conclusão
Por fim, pode-se concluir que o modelo de dropshipping é adequado para empresas que estejam iniciando no comércio on-line, de forma a facilitar questões de logística e possibilitar uma redução do trabalho e dos gastos, que podem ser redirecionados para investimentos em outras áreas do negócio. Dessa forma, com a estruturação de um bom planejamento, esse modelo torna-se viável com um baixo custo de implementação.

Aprenda a fazer um Plano de Marketing! Preencha seus dados e ganhe acesso a um material exclusivo!