Post: Como fazer um Plano de Negócios? Confira o passo a passo completo

Você tem uma ideia de negócio mas não sabe como tirar ela do papel?

Entenda porque você deve fazer um Plano de Negócios para a sua empresa e todas as etapas para montar um Plano de Negócios completo.

Atualmente, muitos empreendedores iniciam sua ideia de negócio e abrem sua empresa sem o planejamento necessário para fazer isso.

Segundo um estudo realizado pelo SEBRAE de São Paulo em 2014, a principal causa para o fracasso de empresas é a falta de planejamento prévio, pois 55% dos empresários abordados na entrevista não desenvolveram um Plano de Negócios.

Por isso, é necessário que você esteja preparado (a) de forma antecipada para alavancar a sua ideia de negócio de forma planejada e segura

O que é um Plano de Negócios?

O Plano de Negócios é um documento de planejamento que irá apresentar a sua ideia de negócio, seus objetivos e as estratégias para alcançá-los.

Assim, é possível prevenir potenciais riscos, analisar a viabilidade e se posicionar de forma mais assertiva no mercado no qual sua empresa estará inserida.

Leia também: O que é um Plano de Negócios?

Por que fazer um Plano de Negócios?

Sem um plano a ser seguido você pode se ver no futuro sem orientação para as tomadas de decisão para o seu empreendimento.

Além disso, é de extrema importância para qualquer negócio conhecer seu público alvo, mercado de atuação, concorrentes e custos operacionais e financeiros.

Leia também: Por que você precisa de um Plano de Negócios antes de abrir a sua empresa?

Como elaborar um Plano de Negócios?

O Plano de Negócios é composto pelas seguintes etapas: Sumário Executivo, Análise de Mercado, Planejamento Financeiro, Planejamento Estratégico, Plano Operacional e Plano de Marketing.

Essas etapas podem variar de projeto para projeto e de acordo com a sua demanda e objetivo ao realizar esse modelo de negócios.

Portanto, as fases de um Plano de Negócios visam sanar e esclarecer todas as dúvidas a respeito da sua ideia de negócio para que você consiga mapear diferentes cenários e esteja seguro (a) do sucesso de sua empresa!

  1. Sumário Executivo

Você quer atrair mais investidores para a sua ideia de negócio?

O Sumário Executivo é justamente para isso, o documento consiste na compilação das informações que compõem todo o Plano de Negócios.

O objetivo do Sumário Executivo é resumir todos os pontos mais relevantes e determinantes para o sucesso de seu negócio e demonstrar de forma sucinta o que foi construído nas outras etapas.

Nesta seção deve estar incluso todas as informações necessárias para que potenciais investidores e parceiros entendam de forma rápida a proposta do negócio e sua viabilidade no mercado.

Como esperado este deve ser sucinto, feito ao final das outras etapas do Plano de Negócios e apresentar os seguintes tópicos:

  • Descrição e dados do empreendimento;
  • Diferenciais do negócio no mercado;
  • Missão, Visão e Valores da empresa;
  • Informações jurídicas;
  • Desempenho esperado do negócio.
  • Fonte de recursos e receitas;
  • Setores de atividade;

  1. Análise de Mercado

Quer entender quais são seus clientes? Qual seu mercado de atuação e concorrentes? 

A Análise de Mercado busca compreender por meio de dados qualitativos e/ou quantitativos as  informações do mercado no qual a empresa irá atuar, seus clientes, concorrentes, fornecedores e perfil do consumidor.

Além disso, essa etapa visa identificar o consumidor ideal de seu produto ou serviço e analisar os potenciais e obstáculos em que sua empresa estará inserida a partir de pesquisas primárias e secundárias.

Com isso, essa é uma das partes do Plano de Negócios fundamentais para te ajudar a compreender melhor os aspectos importantes do seu mercado de atuação, seu público alvo e demandas.

Portanto, essa fase deve apresentar os seguintes tópicos:

  • Análise de concorrentes;
  • Segmentação de perfil do cliente;
  • Tendências e dimensão do mercado;
  • Análise de fornecedores.

  1. Planejamento Financeiro

Precisa saber se a sua ideia será lucrativa? Quer organizar a gestão financeira da sua empresa?

O Planejamento Financeiro é uma etapa crucial e indispensável no desenvolvimento de um Plano de Negócios.

Nele será descrito todos os gastos além de que será possível entender as necessidades básicas de funcionamento da empresa e a previsibilidade de retorno sobre o investimento realizado.

Desse modo, você conseguirá entender qual a demanda de investimento para o seu empreendimento e a sua viabilidade visto que é apresentado o potencial de geração de receita e a estrutura dos custos.

Assim, essa etapa deve apresentar os seguintes tópicos:

  • Investimento inicial necessário;
  • Fluxo de Caixa;
  • Projeção de rentabilidade do negócio;
  • Capital de Giro.
  • Definição de custos e receitas do negócios.

  1. Planejamento Estratégico

Gostaria de entender os cenários que a sua empresa poderá enfrentar? Analisar as estratégias que poderão ser adotadas?

O Planejamento Estratégico busca iniciar o planejamento da empresa para obter uma proposta de negócio condizente com as análises feitas nas etapas anteriores.

Assim, é definido o melhor caminho a ser seguido na organização para atingir seus objetivos esperados. Para isso, é analisado cenários, estipulado metas e ações para alcançar determinado propósito.

Dessa forma, essa fase deve apresentar os seguintes tópicos:

  • Construção do modelo de negócio;
  • Criação da proposta de valor do negócio;
  • Estabelecimento de objetivo definidos
  • Construção de indicadores de desempenho para mensuração de sucesso;
  • Missão, Visão e Valores da empresa;

  1. Plano Operacional

Tem dúvidas de como será a aplicação na prática dos processos da sua empresa?

O Plano Operacional é a seção que irá descrever o funcionamento do seu negócio, ou seja, demonstrar os passos necessários para a venda do seu produto ou prestação do seu serviço.

Um dos objetivos principais desta seção é garantir uma organização dos setores da empresa de maneira a otimizar os processos, aumentar a produtividade e reduzir o desperdício.

Dessa maneira, essa etapa deve apresentar os seguintes tópicos:

  • Definição de Planos de Ação;
  • Fluxograma dos processos.

  1. Plano de Marketing

Como sua empresa vai se posicionar no mercado? Quais formas de divulgação você irá fazer?

O Plano de Marketing consiste em demonstrar como será o posicionamento da marca no mercado e estratégias de divulgação no meio digital.

Assim, será definido uma estratégia personalizada para a sua ideia de negócio com o objetivo da sua empresa alcançar mais pessoas, prospectar e mostrar o diferencial da sua marca e fidelizar os clientes já existentes.

Desse modo, essa fase apresenta os tópicos:

  • Análise de concorrentes do mesmo ramo empresarial;
  • Como será feita a comunicação da marca;
  • Planejamento e estratégias para as mídias sociais;
  • Ferramentas digitais que poderão ser utilizadas.

Está na hora de começar a colocar em prática!

A partir de tudo isso, podemos entender a importância de um Plano de Negócios na estruturação e sucesso no início de um negócio.

Sendo assim, cada etapa possui um papel fundamental para garantir o planejamento e funcionamento da empresa.

Então, se você se interessou em fazer um Plano de Negócios, entre em contato conosco!

Nossa equipe de consultores entrará em contato para conversar sem compromisso para elaborar um Plano de Negócios personalizado para você!

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