Nesse texto vamos te ajudar a entender melhor como as empresas juniores atuam no mercado, impactam diversas empresas ao solucionar suas dores e contribuem para o empreendedorismo no país!
O que é uma empresa júnior?
Uma empresa júnior é uma organização sem fins lucrativos formada por estudantes de graduação voluntários de diversos cursos e universidades que fazem parte do MEJ (Movimento Empresa Júnior) e que buscam fomentar o empreendedorismo e inovação ao executar projetos para clientes reais.
Além disso, o trabalho feito nas empresas juniores é regulamentado pela Lei da Empresa Júnior, 13.267/2016 e todo o dinheiro arrecadado é investido nas próprias empresas juniores e na capacitação dos membros.
Portanto, o objetivo das empresas juniores é alavancar as mais diferentes empresas a partir da qualidade de uma empresa sênior e com um menor investimento.
Mas, como surgiu o Movimento Empresa Júnior?
O Movimento começou em 1967 na França por alguns alunos da escola de Ciências Econômicas L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, que perceberam a falta de vivência empresarial ao longo do curso para os alunos e criaram a primeira empresa júnior.
Com isso, o movimento se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil em 1988, sendo criadas as primeiras empresas juniores e após alguns anos havendo a criação de outras instâncias como veremos a seguir:
- Brasil Júnior
A Brasil Júnior é a Confederação Brasileira das Empresas Juniores é a instância que representa o MEJ (Movimento Empresa Júnior) brasileiro nacionalmente e é responsável por representar as 27 federações de todo o território e as mais de 1500 empresas juniores do país.
- FEJESP
A FEJESP é a Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo e é uma instância com foco em representar os quatro núcleos formados no estado: Núcleo São Paulo, Núcleo São Carlos, Núcleo Campinas e Núcleo Bauru, assim como as mais de 180 empresas juniores do Estado de São Paulo, incluindo a EPPEN JR.
- Núcleo São Paulo
O Núcleo São Paulo é a instância que representa as mais de 60 empresas juniores na Região Metropolitana do estado de São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista, incluindo a EPPEN JR.
Como a EPPEN JR. se insere no MEJ?
A EPPEN JR. é a empresa júnior da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios localizada no Campus Osasco da Universidade Federal de São Paulo, a melhor universidade federal da América Latina.
Além disso, a EPPEN JR. é composta por alunos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Direito e Relações Internacionais, proporcionando conhecimento técnico dos consultores para a execução de projetos voltados à gestão empresarial.
Ademais, assim como as outras empresas juniores, estamos alinhados ao propósito do MEJ (Movimento Empresa Júnior) ao buscarmos um país mais ético, educador, colaborativo, competitivo e diverso.
Para isso, oferecemos soluções de consultoria empresarial e de excelência há mais de 11 anos, de modo que empresas de todo o país sejam impactadas e tenham suas dores solucionadas.
Quais são os diferenciais de uma empresa júnior?
- Apoio de professores doutores
Por conta dos consultores das empresas juniores estarem na universidade, todos os projetos têm o apoio de professores doutores e das melhores universidades do país ,ampliando a inovação nos projetos e assertividade da solução para os clientes.
- Personalização para a necessidade do cliente
Durante todas as etapas, ou seja, pré, durante e pós-projeto, há o acompanhamento e construção com o cliente de modo que seja atendido todas as suas necessidades mais prioritárias e expectativas.
- Possibilidade de serviços com outras empresas juniores
O ambiente do MEJ (Movimento Empresa Júnior) é favorável para a colaboração entre empresas juniores. Assim, para entregar soluções mais completas, que atendam todas as demandas dos clientes, existe a possibilidade de duas ou mais empresas juniores de atuações diferentes realizarem um projeto em conjunto com esse objetivo.
- Preços mais baixos em relação ao mercado sênior
Somos organizações sem fins lucrativos e por isso os preços dos serviços de empresas juniores tendem a ter um melhor custo-benefício quando comparado aos de empresas seniores com a mesma excelência e qualidade.
Conclusão
Por fim, podemos concluir que as empresas juniores são muito importantes para o desenvolvimento da sociedade e de diversos negócios. Atualmente, mais de 40 mil soluções já foram vendidas no país e 70 milhões de faturamento, números que expressam e refletem o impacto do movimento na vida das pessoas.
Agora que você já sabe o que é uma empresa júnior, o que acha de conhecer mais a EPPEN JR? Entre em contato conosco e saiba como o nosso propósito está ligado ao do MEJ!