Post: Tudo sobre a análise SWOT: o que é, como fazer e template gratuito para baixar!

Conhecida também como análise FOFA,ela te auxilia a tomar melhores decisões em sua empresa.

O que é Análise Swot?

A análise SWOT é uma das ferramentas que analisa diferentes cenários de seu negócio, ajudando na gestão estratégica e  no planejamento empresarial do que deve ser feito.

Por que a Análise SWOT é importante?

Ao fazer essa análise, você terá identificado a situação dos ambientes interno e externo de sua empresa, garantindo, assim, um aprendizado organizacional e melhoria contínua.

As principais vantagens dessa análise são:

  • Possui custo baixo de elaboração, já que utiliza recursos internos da empresa e dados que, geralmente, são públicos e fáceis de serem encontrados online.
  • Pontua as tendências para investir na venda de um dado serviço ou produto.
  • Auxilia na priorização das atividades a serem feitas.
  • Avalia seu posicionamento no mercado.
  • Antecipa as oportunidades e ameaças.
  • Compreende as estratégias dos concorrentes.
  • Identifica pontos de melhoria em seu negócio.

Quais são os componentes da análise SWOT?

A análise SWOT é dividida em dois grupos maiores: o de ambiente interno e o de ambiente externo.

Na análise interna, você estará olhando para as forças de seu negócio. Ou seja, quais vantagens internas sua empresa possui em relação aos seus concorrentes. Para isso, tente se fazer as seguintes perguntas:

  • Quais são os nossos melhores serviços/produtos?
  • Qual é nossa maior vantagem competitiva?
  • O que os clientes sempre nos falam como elogio?
  • Quais são as atividades que melhor desempenhamos?

Ainda nessa parte, você deve analisar também as fraquezas de seu negócio, como os pontos de melhoria dele em relação aos concorrentes e como isso pode impedir o crescimento da empresa. 

Para tal, faça-se os seguintes questionamentos:

  • Por que a concorrência é escolhida?
  • Nossa mão-de-obra está devidamente qualificada?
  • Como é a qualidade de nossas matérias-primas?

Já no ambiente externo, você vai olhar para as oportunidades, ou seja, fatores externos que impactam de modo positivo para sua empresa, como mudanças econômicas, trocas de governo, novas leis ou até uma parceria com seu concorrente.

Para isso, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • Como posso atrair mais patrocinadores?
  • Como está a imagem da minha empresa?
  • Como certo evento político poderia me beneficiar?

Por último, olhe para as ameaças, que são as forças externas que geram possíveis riscos ao seu negócio, como novos concorrentes, falta de funcionários e até mesmo catástrofes naturais.

Para estar preparado e prevenir a chegada dessas ameaças, pergunte-se:

  • Se novos concorrentes surgirem, o que faz meu negócio ainda ser destaque?
  • Qual número mínimo de funcionários que minha empresa deve ter para funcionar?
  • Como posso reter meus colaboradores?
  • Caso aconteça X catástrofe natural, o porte físico de minha empresa aguentaria?

Conclusão

A análise SWOT é uma ferramenta simples que permite o direcionamento das estratégias de seu negócio, auxiliando na tomada de decisões, por exemplo.

Essa ferramenta é uma excelente alternativa para aprimorar as atividades rotineiras de sua equipe, vendo como pode melhorar os resultados dela.

Por isso, se você quer tirar essa estratégia do papel e colocá-la em prática para ver seu negócio decolar, apoie-se nessa ferramenta e se prepare para seu sucesso!

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